Ir para o conteúdo ↓

Lord Mountbatten

31 March 2017

Antigo Presidente do movimento UWC

Quando assumiu a presidência do movimento UWC em 1967, Lord Louis Mountbatten era um dos diplomatas mais condecorados e importantes do seu tempo, bem como uma figura militar de referência.

De origem aristocrata próxima da realeza britânica, Lord Mountbatten cresceu numa família ligada às forças militares: o seu pai serviu como Primeiro Lorde do Mar na Marinha Real Britânica no início da Primeira Guerra Mundial. Tendo servido em combates nas Primeira e Segunda Guerras Mundiais, Lord Mountbatten ascendeu nos rankings militares e diplomáticos e veio, também ele, a assumir a posição de Primeiro Lorde do Mar, em 1954, e, em 1959, de Chefe do Estado-Maior da Defesa das Forças Armadas Britânicas. Depois de se reformar, Lord Mountbatten dedicou a sua vida a assuntos do foro internacional, nomeadamente, à procura de formas de evitar conflitos entre os povos, tendo o movimento UWC tornado-se um dos seus interesses principais.

Durante o seu mandato como Presidente do movimento UWC, Lord Mountbatten imprimiu-lhe um crescimento significativo em todo o mundo, com a abertura do UWC South East Asia em Singapura, em 1971, e do Lester B. Pearson UWC of the Pacific, perto de Victoria, no Canadá, em 1974. Em 1978, Lord Mountbatten passou o seu título de Presidente do movimento UWC ao seu sobrinho-neto Sua Majestade Charles, Príncipe de Gales.