Ir para o conteúdo ↓
map

UWC Robert Bosch College

Freiburg, Alemanha

200 Alunos
Idades 16-19 anos

Fundação

2014

3 March 2017

O UWC Robert Bosch College é um projeto conjunto da Deutsche Stiftung UWC e do Robert Bosch Stiftung. Situado em Freiburg, conhecida como a "cidade verde" da Alemanha, o Colégio tem um foco especial na sustentabilidade, que é espelhada na vida académica, na vida residencial dos estudantes e na arquitetura dos edifícios. A proximidade com o Parque Nacional da Floresta Negra permite ainda um programa único de atividades ao ar livre. A diversidade é o principal objetivo do colégio. Para este fim, o colégio oferece atualmente bolsas de estudo completas a 70% dos seus alunos, graças ao financiamento estatal, ao Robert Bosch Stiftung, ao B.Braun Melsungen AG, bem como muitas outras fundações e indivíduos.

3 características únicas:

  • Diversidade deliberada - Mais de 90 nacionalidades, onde se falam mais de 60 línguas e onde estão representados os principais grupos religiosos.
  • Sustentabilidade - Colaborações com instituições da cidade e projetos tanto de estudantes como de funcionários formam a base da educação para a sustentabilidade no campus.
  • Freiburg, cidade universitária - Localizada nas proximidades de Freiburg, os alunos podem beneficiar da sua vida cultural, bem como da oportunidade de participar em projectos e atividades para o programa Criatividade, Atividade, Serviço (CAS) e outros.
Na sala de aula 

O UWC Robert Bosch College oferece o currículo do International Baccalaureate Diploma Program (IBDP). Dado o foco da colégio na sustentabilidade, as Ciências Naturais desempenham um papel importante assim como a Matemática. Além das disciplinas normalmente oferecidas no IBDP, o colégio oferece ainda Árabe, Artes & Culturas Mundiais, Pensamento Político, História da Ásia e Oceania. As turmas do RBC são na sua maioria pequenas, com uma média de 10 a 12 alunos por turma. 

Fora da sala de aula 

Dentro do programa de Criatividade e Ação existe uma ampla gama de atividades muitas vezes dirigidas por estudantes, como cozinhar, gerir blogues, improvisar com o grupo A-Capella, atuar em instituições da cidade com o ensemble de cordas do RBC, debate ou cozinha vegana internacional, salão de baile ou dança de Bollywood, futebol, escalada, yoga ou Taekwondo.

O Colégio trabalha com 26 instituições e organizações situadas na cidade de Freiburg, incluindo escolas, jardins de infância, campos de refugiados, serviços comunitários para sem-abrigos, lares de terceira idade e instituições ecológicas. Uma vez por semana, em vez de ir à escola, os alunos visitam um desses projetos.

Duas vezes por ano, durante a Semana de Projeto, os alunos participam em projetos que têm de estar vinculados a um resultado de aprendizagem, podendo estes projetos assim consistir de um serviço social, uma atividade física ou uma atividade criativa.

Quatro vezes por ano, o Colégio suspende as aulas e organiza Dias Temáticos para toda a comunidade. Estes dias incluem apresentações, workshops e discursos em torno de um único tema, como o diálogo inter-religioso, a democracia, a justiça e a injustiça, ou a sustentabilidade.

Integrados no currículo, os Assuntos Globais são sessões adicionais que lidam com questões contemporâneas e atuais - da política à religião, economia, estudos sociais ou tendências culturais - envolvendo frequentemente convidados e oradores conhecidos.

Finalmente, o campus funciona como uma comunidade: cada aluno escolhe uma área de interesse no Colégio, contribuindo para a sua manutenção, incluindo a biblioteca, o jardim ou o escritório de comunicações. Encontrar maneiras de ser útil e fazer um serviço para a comunidade é apenas mais uma forma de envolvimento social.

Campus e Instalações  

O UWC Robert Bosch College está localizado num antigo mosteiro, que foi renovado e parcialmente reconstruído pelo Robert Bosch Stiftung. As salas de aula, a biblioteca, os laboratórios, as salas de arte e de fitness, estão localizados no edifício histórico, que remonta a 1850. O piso superior abriga ainda os escritórios dos funcionários, salas de aula, e uma sala de silêncio, onde se pratica yoga e meditação. Os alunos podem também utilizar este espaço para rezar. 

O Kartaus é cercado por pomares, pastagens e um jardim histórico, que é cultivado por estudantes e funcionários utilizando os princípios da agricultura biológica. Em 1340, o jardim foi introduzifo pela primeira vez por monges Cartuxos e tem sido restaurado até aos dia de hoje. Atualmente, o jardim está profundamente enraizado na missão e abordagem de sustentabilidade do RBC e é considerado a sua "sala de aula verde".

Atrás do antigo mosteiro, um edifício recém-construído abriga a Cantina e o Auditório. A cantina é dirigida por uma ONG chamada "Dreisamwerke", que opera de forma inclusiva e oferece empregos a pessoas portadoras de deficiência. É esperado que todos os alunos ajudem com o serviço de cozinha, de forma rotativa.

A aldeia estudantil está localizada em frente ao Kartaus e foi deliberadamente construída para contrastar com o edifício histórico. 8 casas de estudantes e 4 casas para os funcionários com forma de cubos formam esta "aldeia". Cada casa oferece uma perspectiva diferente em torno do colégio. Refletindo a diversidade, no seu interior 24 estudantes partilham uma casa e 4 um quarto. As casas de três andares são constituídas por uma sala comum com cozinha partilhada por todos, bem como dois pisos residenciais, cada um com a sua própria casa de banho. Todos os edifícios foram construídos segundo o princípio de  "casas passivas", de acordo com os elevados parâmetros de eficiência energética exigidos em Freiburg.

Contexto Geográfico 

O UWC Robert Bosch College situa-se em Freiburg, na Alemanha, nos limites da Floresta Negra, a apenas 30 minutos da fronteira com a França e a Suíça.

Inscrições 

As candidaturas realizam-se através do comité nacional UWC relevante. Desde 2014, o colégio oferece duas bolsas de estudo adicionais para estudantes com estatuto/antecedentes de refugiados.

You have not allowed cookies and this content may contain cookies.

If you would like to view this content please

Contactos


UWC Robert Bosch College
Kartäuserstraße 119
79104 Freiburg

18 Colégios
no mundo