Ir para o conteúdo ↓

Candidaturas 2024-2026

CANDIDATURAS ENCERRADAS

O período de candidatura para os anos académicos 2024-2026 encerrou. O próximo período de candidaturas para os anos académicos 2025-2027 está previsto para meados de 2024. Mantenha-se informado através da nossa página para actualizações.

Processo de Seleção

A seguir estão os principais passos do processo de candidatura e avaliação:

Passo 1: Crie a sua conta   

Siga os passos para criar uma conta na plataforma Survey Monkey. Leia atentamente as informações ao criar sua conta, pois serão úteis e importantes.

Nesta etapa, será solicitado a:

  • Verificar sua elegibilidade para candidatura — Pode verificar a sua elegibilidade aqui. Se tiver dúvidas ou não tiver certeza de sua elegibilidade, entre em contacto connosco pelo email application@mz.uwc.org.

Passo 2: Preencha o formulário 

Preencha os campos do formulário de candidatura e envie-o antes do prazo. Os candidatos serão seleccionados e convidados para o fim-de-semana de actividades com base no formulário de candidatura e documentos adicionais mencionados nas instruções.

Cada candidatura será cuidadosamente avaliada por pelo menos três avaliadores — voluntários familiarizados com o movimento UWC, que buscam candidatos com potencial para prosperar no ambiente único de um UWC.

Nesta etapa, também será solicitado a:

  • Escolher quem irá escrever suas referências - São necessárias duas referências, uma recomendação académica e uma recomendação geral. A recomendação académica deve ser fornecida por um professor, e a recomendação geral deve ser fornecida por alguém com quem tenha trabalhado em um ambiente não académico (como um supervisor de uma actividade extracurricular ou alguém para quem você tenha feito trabalho voluntário). Ambos devem ser capazes de falar sobre suas habilidades e interesses. 

Aconselhamos que a pessoa escolhida não seja um membro de família ou um(a) amigo(a) próximo(a), de modo a garantir um certo grau de imparcialidade na carta de recomendação.

As referências são componentes essenciais do processo de candidatura. Para ajudar os seus recomendadores, dirija-os para as FAQs. Se tiver problemas na selecção dos recomendadores ou não puder fornecer ambos, envie um e-mail para application@mz.uwc.org para aconselhamento. 

  • Conversar com os seus pais - Só podemos aceitar candidaturas com o apoio de seus pais ou responsáveis legais. Fale com eles sobre o movimento UWC e mostre-lhes este website, para poderem apoiá-lo durante todo o processo. 

Passo 3: Fim-de-semana de actividades e entrevista individual

Se a sua candidatura for bem-sucedida, será convidado a participar no fim-de-semana de actividades e numa entrevista individual.

A segunda fase do processo de selecção será realizada na sua totalidade online e o fim-de-semana de actividades ocorrerá em Janeiro de 2024. Durante a avaliação, os candidatos pré-seleccionados se encontrarão e serão convidados a participar de várias actividades em grupo, discussões e jogos, juntamente com uma entrevista individual com vários avaliadores do UWC Moçambique.

Os candidatos devem participar no fim-de-semana de actividades para poderem prosseguir com a sua candidatura.

Além deste passo, você também será solicitado juntamente com seus pais/responsáveis legais a:

  • Participar de uma Sessão de Informação - uma breve sessão para que os candidatos e seus pais/responsáveis legais possam conhecer mais sobre os colégios do UWC e também revisar as fases finais do processo de candidatura.
  • Enviar um Formulário de Avaliação Financeira à equipe financeira. Isso deve ser feito independentemente do processo de avaliação.

Passo 4: Alocações de Colégio, Distribuição de Bolsas de Estudo & Ofertas  

Após o fim-de-semana de actividades, o UWC Moçambique encaminha as cópias dos processos dos candidatos finalistas para os potenciais colégios do UWC onde tem vagas disponíveis. A decisão final sobre a admissão ou não do candidato cabe ao colégio, após análise da documentação recebida e realização de sessões de esclarecimento com os pais/responsáveis legais e/ou o UWC Moçambique.

O processo de alocação de colégios pode ser complexo e uma fonte de preocupação para muitos pais (e candidatos). No entanto, é importante ressaltar que a escolha e as necessidades do candidato, bem como de seus pais/responsáveis legais, são fundamentais para a nossa decisão, e terá bastante tempo para conversar com voluntários, estudantes e pais sobre os diferentes colégios. Por favor, consulte as FAQs sobre a alocação de colégios.

Após a conclusão do processo de alocação dos colégios, a equipe financeira analisará a documentação de cada candidato e distribuirá os fundos das bolsas de estudo de acordo com a necessidade demonstrada. O valor das bolsas de estudo pode variar de zero (onde pode ser solicitado o pagamento integral das mensalidades) a 100% (onde o custo total das mensalidades do colégio é coberto pela bolsa de estudo). Consulte aqui para mais informações sobre o financiamento.

Os candidatos receberão um e-mail informando se foram seleccionados. Para os candidatos seleccionados, o e-mail de oferta incluirá: o colégio ao qual foram atribuídos; e a contribuição financeira exigida para as mensalidades do colégio, de acordo com a avaliação financeira realizada.

Para os candidatos não seleccionados, o e-mail poderá perguntar se desejam permanecer em lista de espera caso haja desistências ou vagas adicionais nos colégios. Também poderão ser sugeridas alternativas, como participar de um curso de curta duração do UWC ou ter a oportunidade de se candidatar novamente no próximo ano.

Se for escolhido para frequentar uma escola ou colégio do UWC, deverá concordar em seguir o Código de Conduta do UWC, bem como qualquer Código de Conduta, específico implementado pela escola ou colégio que frequentará.

Mais informações

Para mais informações sobre o processo de selecção, consulte as nossas FAQs e o Calendário do processo de selecção. O UWC Moçambique segue os critérios gerais de selecção do UWC, política de selecção, e busca selecionar estudantes de acordo com os valores e princípios do UWC. Para obter mais informações sobre esses aspectos, consulte os documentos abaixo.

Caso tenha alguma dúvida que não tenha sido respondida nas FAQs, por favor não hesite em contactar o comité nacional por meio do e-mail application@mz.uwc.org.